publicado por Inácio Louvain, edição equipe Way

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12 de Junho, 2025

12 de Junho, 2025

12 de Junho, 2025

Aprendizagem Ativa:

Aprendizagem Ativa:

Aprendizagem Ativa:

Como Transformar o Time em Protagonista

Como Transformar o Time em Protagonista

Como Transformar o Time em Protagonista

Quantas vezes você já repetiu a mesma orientação para a equipe e percebeu que ela não gerou mudança real no comportamento?

A verdade é que ouvir não é o mesmo que aprender — e muito menos que aplicar.

Quantas vezes você já repetiu a mesma orientação para a equipe e percebeu que ela não gerou mudança real no comportamento?

A verdade é que ouvir não é o mesmo que aprender — e muito menos que aplicar.

Quantas vezes você já repetiu a mesma orientação para a equipe e percebeu que ela não gerou mudança real no comportamento?

A verdade é que ouvir não é o mesmo que aprender — e muito menos que aplicar.

Se queremos profissionais mais engajados, atualizados e com alta performance, não basta oferecer treinamentos: é preciso transformar a forma como as pessoas aprendem dentro da farmácia.

Se queremos profissionais mais engajados, atualizados e com alta performance, não basta oferecer treinamentos: é preciso transformar a forma como as pessoas aprendem dentro da farmácia.

Se queremos profissionais mais engajados, atualizados e com alta performance, não basta oferecer treinamentos: é preciso transformar a forma como as pessoas aprendem dentro da farmácia.

E isso passa por uma mudança de mentalidade: sair do modelo de ensino passivo e migrar para a aprendizagem ativa.

E isso passa por uma mudança de mentalidade: sair do modelo de ensino passivo e migrar para a aprendizagem ativa.

E isso passa por uma mudança de mentalidade: sair do modelo de ensino passivo e migrar para a aprendizagem ativa.

Por que a aprendizagem tradicional não funciona mais?

Por que a aprendizagem tradicional não funciona mais?

Por que a aprendizagem tradicional não funciona mais?

A maioria das capacitações ainda segue o modelo “alguém fala e o outro escuta”.

Mas no dia a dia do varejo farmacêutico — onde o tempo é curto, a pressão é alta e o cliente não espera — o conhecimento só faz diferença se for compreendido, praticado e internalizado rapidamente.

A maioria das capacitações ainda segue o modelo “alguém fala e o outro escuta”.

Mas no dia a dia do varejo farmacêutico — onde o tempo é curto, a pressão é alta e o cliente não espera — o conhecimento só faz diferença se for compreendido, praticado e internalizado rapidamente.

A maioria das capacitações ainda segue o modelo “alguém fala e o outro escuta”.

Mas no dia a dia do varejo farmacêutico — onde o tempo é curto, a pressão é alta e o cliente não espera — o conhecimento só faz diferença se for compreendido, praticado e internalizado rapidamente.

A aprendizagem tradicional é linear.

Já a aprendizagem ativa é experiencial, engajadora e construída em conjunto.

Ela transforma o colaborador de ouvinte passivo em protagonista do próprio desenvolvimento.

A aprendizagem tradicional é linear.

Já a aprendizagem ativa é experiencial, engajadora e construída em conjunto.

Ela transforma o colaborador de ouvinte passivo em protagonista do próprio desenvolvimento.

A aprendizagem tradicional é linear.

Já a aprendizagem ativa é experiencial, engajadora e construída em conjunto.

Ela transforma o colaborador de ouvinte passivo em protagonista do próprio desenvolvimento.

Como aplicar a aprendizagem ativa na rotina da farmácia?

Como aplicar a aprendizagem ativa na rotina da farmácia?

Como aplicar a aprendizagem ativa na rotina da farmácia?

Transformar o time em protagonista do aprendizado não exige tecnologia de ponta, mas sim uma abordagem estruturada e intencional. Veja como começar:

Transformar o time em protagonista do aprendizado não exige tecnologia de ponta, mas sim uma abordagem estruturada e intencional. Veja como começar:

Transformar o time em protagonista do aprendizado não exige tecnologia de ponta, mas sim uma abordagem estruturada e intencional. Veja como começar:

1. Construa o conteúdo com base em problemas reais

1. Construa o conteúdo com base em problemas reais

1. Construa o conteúdo com base em problemas reais

Ao invés de ensinar “como atender bem”, traga uma situação real de atendimento que aconteceu na farmácia e estimule o time a refletir sobre como poderia ter sido diferente. Isso conecta o conteúdo com a vivência e gera senso de pertencimento.

Ao invés de ensinar “como atender bem”, traga uma situação real de atendimento que aconteceu na farmácia e estimule o time a refletir sobre como poderia ter sido diferente. Isso conecta o conteúdo com a vivência e gera senso de pertencimento.

Ao invés de ensinar “como atender bem”, traga uma situação real de atendimento que aconteceu na farmácia e estimule o time a refletir sobre como poderia ter sido diferente. Isso conecta o conteúdo com a vivência e gera senso de pertencimento.

2. Estimule perguntas, não só respostas

2. Estimule perguntas, não só respostas

2. Estimule perguntas, não só respostas

Colaboradores protagonistas são curiosos. Estimule-os a fazer perguntas, pensar em soluções, sugerir melhorias. Crie um ambiente onde a dúvida não seja vista como fraqueza, mas como ponto de partida para a evolução.

Colaboradores protagonistas são curiosos. Estimule-os a fazer perguntas, pensar em soluções, sugerir melhorias. Crie um ambiente onde a dúvida não seja vista como fraqueza, mas como ponto de partida para a evolução.

Colaboradores protagonistas são curiosos. Estimule-os a fazer perguntas, pensar em soluções, sugerir melhorias. Crie um ambiente onde a dúvida não seja vista como fraqueza, mas como ponto de partida para a evolução.

3. Pratique o aprendizado em pequenos ciclos

3. Pratique o aprendizado em pequenos ciclos

3. Pratique o aprendizado em pequenos ciclos

Após um conteúdo, proponha uma atividade prática, simule uma situação, peça que alguém explique para o grupo ou que compartilhe uma aplicação daquele aprendizado no dia seguinte. O conhecimento só se fixa quando é usado.

Após um conteúdo, proponha uma atividade prática, simule uma situação, peça que alguém explique para o grupo ou que compartilhe uma aplicação daquele aprendizado no dia seguinte. O conhecimento só se fixa quando é usado.

Após um conteúdo, proponha uma atividade prática, simule uma situação, peça que alguém explique para o grupo ou que compartilhe uma aplicação daquele aprendizado no dia seguinte. O conhecimento só se fixa quando é usado.

4. Dê espaço para colaboração entre pares

4. Dê espaço para colaboração entre pares

4. Dê espaço para colaboração entre pares

Quando o time ensina uns aos outros, todos crescem. Crie momentos de troca entre funções (ex: o farmacêutico explicando um ponto para o atendente, ou o gerente ouvindo um desafio do balcão). Essa prática eleva a percepção de valor interno e reforça o aprendizado ativo.

Quando o time ensina uns aos outros, todos crescem. Crie momentos de troca entre funções (ex: o farmacêutico explicando um ponto para o atendente, ou o gerente ouvindo um desafio do balcão). Essa prática eleva a percepção de valor interno e reforça o aprendizado ativo.

Quando o time ensina uns aos outros, todos crescem. Crie momentos de troca entre funções (ex: o farmacêutico explicando um ponto para o atendente, ou o gerente ouvindo um desafio do balcão). Essa prática eleva a percepção de valor interno e reforça o aprendizado ativo.

5. Mostre o impacto na prática

5. Mostre o impacto na prática

5. Mostre o impacto na prática

Ajude a equipe a enxergar o que muda quando se aplica o que se aprende. Se um cliente foi melhor atendido após uma mudança de abordagem, conte a história. Reforce as vitórias pequenas — elas sustentam o processo de aprendizagem contínua.

Ajude a equipe a enxergar o que muda quando se aplica o que se aprende. Se um cliente foi melhor atendido após uma mudança de abordagem, conte a história. Reforce as vitórias pequenas — elas sustentam o processo de aprendizagem contínua.

Ajude a equipe a enxergar o que muda quando se aplica o que se aprende. Se um cliente foi melhor atendido após uma mudança de abordagem, conte a história. Reforce as vitórias pequenas — elas sustentam o processo de aprendizagem contínua.

A consequência da aprendizagem ativa é autonomia. E com autonomia vem performance.

A consequência da aprendizagem ativa é autonomia. E com autonomia vem performance.

A consequência da aprendizagem ativa é autonomia. E com autonomia vem performance.

Quando o time é protagonista do aprendizado, ele ganha autonomia para resolver problemas, tomar decisões mais assertivas, antecipar necessidades do cliente e agir com mais propósito. E autonomia, quando bem construída, liberta o gestor para liderar e não apenas apagar incêndios.

Quando o time é protagonista do aprendizado, ele ganha autonomia para resolver problemas, tomar decisões mais assertivas, antecipar necessidades do cliente e agir com mais propósito. E autonomia, quando bem construída, liberta o gestor para liderar e não apenas apagar incêndios.

Quando o time é protagonista do aprendizado, ele ganha autonomia para resolver problemas, tomar decisões mais assertivas, antecipar necessidades do cliente e agir com mais propósito. E autonomia, quando bem construída, liberta o gestor para liderar e não apenas apagar incêndios.

Em um mercado competitivo, onde a experiência do cliente é fator decisivo, ter uma equipe que aprende ativamente é uma vantagem competitiva real.

Em um mercado competitivo, onde a experiência do cliente é fator decisivo, ter uma equipe que aprende ativamente é uma vantagem competitiva real.

Em um mercado competitivo, onde a experiência do cliente é fator decisivo, ter uma equipe que aprende ativamente é uma vantagem competitiva real.

Conclusão

Conclusão

Conclusão

Farmácias que aplicam a aprendizagem ativa não formam apenas colaboradores treinados, mas sim profissionais conscientes, preparados e comprometidos com o resultado. Essa é a base de uma equipe protagonista — que aprende, aplica e evolui junto com o negócio.

Farmácias que aplicam a aprendizagem ativa não formam apenas colaboradores treinados, mas sim profissionais conscientes, preparados e comprometidos com o resultado. Essa é a base de uma equipe protagonista — que aprende, aplica e evolui junto com o negócio.

Farmácias que aplicam a aprendizagem ativa não formam apenas colaboradores treinados, mas sim profissionais conscientes, preparados e comprometidos com o resultado. Essa é a base de uma equipe protagonista — que aprende, aplica e evolui junto com o negócio.

Você pode construir esse processo internamente, do zero…

Ou pode simplesmente ligar o sistema do Portal WAY para sua equipe e ter acesso imediato a uma estrutura de aprendizagem ativa, com trilhas por função, acompanhamento técnico e desenvolvimento contínuo.

Você pode construir esse processo internamente, do zero…

Ou pode simplesmente ligar o sistema do Portal WAY para sua equipe e ter acesso imediato a uma estrutura de aprendizagem ativa, com trilhas por função, acompanhamento técnico e desenvolvimento contínuo.

Você pode construir esse processo internamente, do zero…

Ou pode simplesmente ligar o sistema do Portal WAY para sua equipe e ter acesso imediato a uma estrutura de aprendizagem ativa, com trilhas por função, acompanhamento técnico e desenvolvimento contínuo.

publicado por Inácio Louvain, edição equipe Way

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12 de Junho, 2025

12 de Junho, 2025

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Aprendizagem Ativa:

Aprendizagem Ativa:

Aprendizagem Ativa:

Como Transformar o Time em Protagonista

Como Transformar o Time em Protagonista

Como Transformar o Time em Protagonista

Quantas vezes você já repetiu a mesma orientação para a equipe e percebeu que ela não gerou mudança real no comportamento?

A verdade é que ouvir não é o mesmo que aprender — e muito menos que aplicar

Quantas vezes você já repetiu a mesma orientação para a equipe e percebeu que ela não gerou mudança real no comportamento?

A verdade é que ouvir não é o mesmo que aprender — e muito menos que aplicar

Quantas vezes você já repetiu a mesma orientação para a equipe e percebeu que ela não gerou mudança real no comportamento?

A verdade é que ouvir não é o mesmo que aprender — e muito menos que aplicar

Se queremos profissionais mais engajados, atualizados e com alta performance, não basta oferecer treinamentos: é preciso transformar a forma como as pessoas aprendem dentro da farmácia.

Se queremos profissionais mais engajados, atualizados e com alta performance, não basta oferecer treinamentos: é preciso transformar a forma como as pessoas aprendem dentro da farmácia.

Se queremos profissionais mais engajados, atualizados e com alta performance, não basta oferecer treinamentos: é preciso transformar a forma como as pessoas aprendem dentro da farmácia.

E isso passa por uma mudança de mentalidade: sair do modelo de ensino passivo e migrar para a aprendizagem ativa.

E isso passa por uma mudança de mentalidade: sair do modelo de ensino passivo e migrar para a aprendizagem ativa.

E isso passa por uma mudança de mentalidade: sair do modelo de ensino passivo e migrar para a aprendizagem ativa.

Por que a aprendizagem tradicional não funciona mais?

Por que a aprendizagem tradicional não funciona mais?

Por que a aprendizagem tradicional não funciona mais?

A maioria das capacitações ainda segue o modelo “alguém fala e o outro escuta”.

Mas no dia a dia do varejo farmacêutico — onde o tempo é curto, a pressão é alta e o cliente não espera — o conhecimento só faz diferença se for compreendido, praticado e internalizado rapidamente.

A maioria das capacitações ainda segue o modelo “alguém fala e o outro escuta”.

Mas no dia a dia do varejo farmacêutico — onde o tempo é curto, a pressão é alta e o cliente não espera — o conhecimento só faz diferença se for compreendido, praticado e internalizado rapidamente.

A maioria das capacitações ainda segue o modelo “alguém fala e o outro escuta”.

Mas no dia a dia do varejo farmacêutico — onde o tempo é curto, a pressão é alta e o cliente não espera — o conhecimento só faz diferença se for compreendido, praticado e internalizado rapidamente.

A aprendizagem tradicional é linear.

Já a aprendizagem ativa é experiencial, engajadora e construída em conjunto.

Ela transforma o colaborador de ouvinte passivo em protagonista do próprio desenvolvimento.

A aprendizagem tradicional é linear.

Já a aprendizagem ativa é experiencial, engajadora e construída em conjunto.

Ela transforma o colaborador de ouvinte passivo em protagonista do próprio desenvolvimento.

A aprendizagem tradicional é linear.

Já a aprendizagem ativa é experiencial, engajadora e construída em conjunto.

Ela transforma o colaborador de ouvinte passivo em protagonista do próprio desenvolvimento.

Como aplicar a aprendizagem ativa na rotina da farmácia?

Como aplicar a aprendizagem ativa na rotina da farmácia?

Como aplicar a aprendizagem ativa na rotina da farmácia?

Transformar o time em protagonista do aprendizado não exige tecnologia de ponta, mas sim uma abordagem estruturada e intencional. Veja como começar:

Transformar o time em protagonista do aprendizado não exige tecnologia de ponta, mas sim uma abordagem estruturada e intencional. Veja como começar:

Transformar o time em protagonista do aprendizado não exige tecnologia de ponta, mas sim uma abordagem estruturada e intencional. Veja como começar:

1. Construa o conteúdo com base em problemas reais

1. Construa o conteúdo com base em problemas reais

1. Construa o conteúdo com base em problemas reais

Ao invés de ensinar “como atender bem”, traga uma situação real de atendimento que aconteceu na farmácia e estimule o time a refletir sobre como poderia ter sido diferente. Isso conecta o conteúdo com a vivência e gera senso de pertencimento.

Ao invés de ensinar “como atender bem”, traga uma situação real de atendimento que aconteceu na farmácia e estimule o time a refletir sobre como poderia ter sido diferente. Isso conecta o conteúdo com a vivência e gera senso de pertencimento.

Ao invés de ensinar “como atender bem”, traga uma situação real de atendimento que aconteceu na farmácia e estimule o time a refletir sobre como poderia ter sido diferente. Isso conecta o conteúdo com a vivência e gera senso de pertencimento.

2. Estimule perguntas, não só respostas

2. Estimule perguntas, não só respostas

2. Estimule perguntas, não só respostas

Colaboradores protagonistas são curiosos. Estimule-os a fazer perguntas, pensar em soluções, sugerir melhorias. Crie um ambiente onde a dúvida não seja vista como fraqueza, mas como ponto de partida para a evolução.

Colaboradores protagonistas são curiosos. Estimule-os a fazer perguntas, pensar em soluções, sugerir melhorias. Crie um ambiente onde a dúvida não seja vista como fraqueza, mas como ponto de partida para a evolução.

Colaboradores protagonistas são curiosos. Estimule-os a fazer perguntas, pensar em soluções, sugerir melhorias. Crie um ambiente onde a dúvida não seja vista como fraqueza, mas como ponto de partida para a evolução.

3. Pratique o aprendizado em pequenos ciclos

3. Pratique o aprendizado em pequenos ciclos

3. Pratique o aprendizado em pequenos ciclos

Após um conteúdo, proponha uma atividade prática, simule uma situação, peça que alguém explique para o grupo ou que compartilhe uma aplicação daquele aprendizado no dia seguinte. O conhecimento só se fixa quando é usado.

Após um conteúdo, proponha uma atividade prática, simule uma situação, peça que alguém explique para o grupo ou que compartilhe uma aplicação daquele aprendizado no dia seguinte. O conhecimento só se fixa quando é usado.

Após um conteúdo, proponha uma atividade prática, simule uma situação, peça que alguém explique para o grupo ou que compartilhe uma aplicação daquele aprendizado no dia seguinte. O conhecimento só se fixa quando é usado.

4. Dê espaço para colaboração entre pares

4. Dê espaço para colaboração entre pares

4. Dê espaço para colaboração entre pares

Quando o time ensina uns aos outros, todos crescem. Crie momentos de troca entre funções (ex: o farmacêutico explicando um ponto para o atendente, ou o gerente ouvindo um desafio do balcão). Essa prática eleva a percepção de valor interno e reforça o aprendizado ativo.

Quando o time ensina uns aos outros, todos crescem. Crie momentos de troca entre funções (ex: o farmacêutico explicando um ponto para o atendente, ou o gerente ouvindo um desafio do balcão). Essa prática eleva a percepção de valor interno e reforça o aprendizado ativo.

Quando o time ensina uns aos outros, todos crescem. Crie momentos de troca entre funções (ex: o farmacêutico explicando um ponto para o atendente, ou o gerente ouvindo um desafio do balcão). Essa prática eleva a percepção de valor interno e reforça o aprendizado ativo.

5. Mostre o impacto na prática

5. Mostre o impacto na prática

5. Mostre o impacto na prática

Ajude a equipe a enxergar o que muda quando se aplica o que se aprende. Se um cliente foi melhor atendido após uma mudança de abordagem, conte a história. Reforce as vitórias pequenas — elas sustentam o processo de aprendizagem contínua.

Ajude a equipe a enxergar o que muda quando se aplica o que se aprende. Se um cliente foi melhor atendido após uma mudança de abordagem, conte a história. Reforce as vitórias pequenas — elas sustentam o processo de aprendizagem contínua.

Ajude a equipe a enxergar o que muda quando se aplica o que se aprende. Se um cliente foi melhor atendido após uma mudança de abordagem, conte a história. Reforce as vitórias pequenas — elas sustentam o processo de aprendizagem contínua.

A consequência da aprendizagem ativa é autonomia. E com autonomia vem performance.

A consequência da aprendizagem ativa é autonomia. E com autonomia vem performance.

A consequência da aprendizagem ativa é autonomia. E com autonomia vem performance.

Quando o time é protagonista do aprendizado, ele ganha autonomia para resolver problemas, tomar decisões mais assertivas, antecipar necessidades do cliente e agir com mais propósito. E autonomia, quando bem construída, liberta o gestor para liderar e não apenas apagar incêndios.

Quando o time é protagonista do aprendizado, ele ganha autonomia para resolver problemas, tomar decisões mais assertivas, antecipar necessidades do cliente e agir com mais propósito. E autonomia, quando bem construída, liberta o gestor para liderar e não apenas apagar incêndios.

Quando o time é protagonista do aprendizado, ele ganha autonomia para resolver problemas, tomar decisões mais assertivas, antecipar necessidades do cliente e agir com mais propósito. E autonomia, quando bem construída, liberta o gestor para liderar e não apenas apagar incêndios.

Em um mercado competitivo, onde a experiência do cliente é fator decisivo, ter uma equipe que aprende ativamente é uma vantagem competitiva real.

Em um mercado competitivo, onde a experiência do cliente é fator decisivo, ter uma equipe que aprende ativamente é uma vantagem competitiva real.

Em um mercado competitivo, onde a experiência do cliente é fator decisivo, ter uma equipe que aprende ativamente é uma vantagem competitiva real.

Conclusão

Conclusão

Conclusão

Farmácias que aplicam a aprendizagem ativa não formam apenas colaboradores treinados, mas sim profissionais conscientes, preparados e comprometidos com o resultado. Essa é a base de uma equipe protagonista — que aprende, aplica e evolui junto com o negócio.

Farmácias que aplicam a aprendizagem ativa não formam apenas colaboradores treinados, mas sim profissionais conscientes, preparados e comprometidos com o resultado. Essa é a base de uma equipe protagonista — que aprende, aplica e evolui junto com o negócio.

Farmácias que aplicam a aprendizagem ativa não formam apenas colaboradores treinados, mas sim profissionais conscientes, preparados e comprometidos com o resultado. Essa é a base de uma equipe protagonista — que aprende, aplica e evolui junto com o negócio.

Você pode construir esse processo internamente, do zero…

Ou pode simplesmente ligar o sistema do Portal WAY para sua equipe e ter acesso imediato a uma estrutura de aprendizagem ativa, com trilhas por função, acompanhamento técnico e desenvolvimento contínuo.

Você pode construir esse processo internamente, do zero…

Ou pode simplesmente ligar o sistema do Portal WAY para sua equipe e ter acesso imediato a uma estrutura de aprendizagem ativa, com trilhas por função, acompanhamento técnico e desenvolvimento contínuo.

Você pode construir esse processo internamente, do zero…

Ou pode simplesmente ligar o sistema do Portal WAY para sua equipe e ter acesso imediato a uma estrutura de aprendizagem ativa, com trilhas por função, acompanhamento técnico e desenvolvimento contínuo.

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Copyright © 2025 . Todos os Direitos Reservados

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